Outros tratamentos da Córnea

A córnea pode ser acometida por uma variedade de condições patológicas. Para cada uma delas existe um tratamento ideal.

Cirurgia Reconstrutiva Ocular

Modalidade de tratamento destinada a pacientes que tiveram, por algum motivo, alteração da integridade da superfície ocular por causas inflamatórias, infecciosas ou traumáticas.

Para essa finalidade, podemos lançar mão do Patch de córnea, Patch de esclera, uso de adesivos teciduais ou ainda dos recobrimentos conjuntivais e com membrana amniótica.

Em alguns casos, quando existe acometimento da conjuntiva palpebral, podemos necessitar da reconstrução dos fórnices palpebrais, restabelecendo a fisiologia palpebral normal.

Remoção de Opacidades Corneanas com Laser (PTK)

Algumas situações inflamatórias, infecciosas ou traumáticas podem deixar cicatrizes superficiais na córnea que causam baixa de acuidade visual. Para esses casos, é possível realizarmos a remoção dessas opacidades com uso do Excimer Laser, eliminando esse tecido alterado com o objetivo de melhora da visão do paciente.

Para os casos de cicatrizes profundas, utilizamos a técnica de transplante lamelar anterior profundo (DALK).

Tatuagem Corneana

Essa técnica está indicada para pacientes que apresentam um olho sem visão com alteração na coloração da córnea (brancacenta) por algum motivo. Com o objetivo de melhora estética sem a necessidade de uso de lentes de contato coloridas, podemos realizar a tatuagem da córnea com a deposição de pigmentos no estroma da córnea de tonalidade semelhante ao olho contralateral. Isso promove uma melhora do aspecto estético do olhar com repercussão muito positiva na auto-estima dos pacientes.

Remoção de Irregularidades
(Ceratectomia)

A córnea possui várias camadas. Na sua porção mais externa encontramos o epitélio, que é uma camada dotada de elevado potencial de regeneração após alguma injúria.

Em casos de processos inflamatórios, infecciosos ou traumáticos, essa camada pode cicatrizar manifestando irregularidades na sua superfície. Isso provoca distorções visuais e sintomas irritativos.

Para esses casos, é possível fazer um “polimento” da superfície ocular com a finalidade de estimular uma cicatrização mais uniforme. Isso costuma provocar alívio dos sintomas de desconforto e melhorar a visão em casos selecionados.

Remoção de Tumores de Superfície Ocular

O globo ocular é revestido em grande parte por uma fina membrana transparente chamada conjuntiva. Essa membrana tem a função de proteger os nossos olhos de agressões externas e, por isso, está em constante processo de renovação das suas células.

Essa membrana pode ser acometida algumas vezes por inflamação, causando as famosas conjuntivites. Em outros casos, também pode ser sede de tumores de superfície ocular. Daí a importância de você ficar atento àquelas lesões irritativas persistentes que podem surgir nos seus olhos ou mesmo aquele conjunto de vasinhos mais dilatados que vem apresentando crescimento ao longo do tempo.

Essas tumorações, quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas de forma simples com o uso de apenas colírios específicos. Em outros casos, é necessário fazer a remoção completa da lesão de forma cirúrgica.

Em caso de surgimento de alguma lesão suspeita, consulte o seu oftalmologista sem demora.