Skip to main content

Cirurgia Refrativa

Tratamento cirúrgico à laser da Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo
(PRK e LASIK)

A Cirurgia Refrativa é o nome técnico dado ao procedimento capaz de corrigir graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo por meio de Laser. O objetivo desse procedimento é oferecer aos pacientes uma maior liberdade e independência de óculos nas diversas situações cotidianas, onde esse acessório poderia causar algum incômodo. Em alguns casos, esse procedimento pode chegar a eliminar totalmente a necessidade do uso de óculos.

Para indicar esse tipo de procedimento, necessitamos de alguns critérios básicos, como estabilidade do grau no último ano, idade geralmente maior que 18 anos e ausência de alterações oftalmológicas, sobretudo da córnea que contraindicam o procedimento. Além disso, são avaliados os critérios de segurança por meio de uma análise multifatorial de vários exames, a fim de definir se o paciente pode realmente realizar esse tipo de cirurgia.

O tratamento nesse tipo de procedimento será realizado na córnea, que é uma estrutura normalmente transparente, sendo a primeira lente natural do olho. O Laser irá realizar uma espécie de escultura dessa lente com o objetivo de reduzir ou eliminar o grau manifesto pelo paciente, fazendo com que a visão fique mais nítida sem uso óculos ou lentes de contato.

As plataformas modernas de Laser existentes no mercado são altamente precisas, porém é aceitável uma variação individual no resultado refrativo a depender do processo cicatricial de cada paciente.

 

Oferecemos o tratamento refrativo basicamente por duas modalidades principais de cirurgia refrativa.

A primeira modalidade é denominada LASIK (Laser-Assisted in situ Keratomileusis) em que fazemos uso de dois tipos de Laser. Um deles (Laser de Femtosegundo) confecciona uma lamela na córnea que levantamos antes da aplicação do segundo tipo de Laser (Excimer) que trata o grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo por meio da vaporização do tecido da córnea. As vantagens dessa técnica estão relacionadas a um menor desconforto no pós operatório, uma reabilitação visual mais rápida e maior estabilidade refracional no pós operatório.

A segunda técnica chama-se PRK (Photorefractive Keratectomy) que consiste no polimento manual da superfície da córnea seguido da aplicação do Laser (Excimer) para a correção do grau. Essa modalidade de cirurgia apresenta uma recuperação visual um pouco mais lenta em comparação com o LASIK e desconforto pós operatório um pouco mais evidente. Porém é um procedimento muito seguro e com resultados muito semelhantes em relação à outra técnica quando bem indicada.

Tratamento Cirúrgico das Altas Ametropias (Graus elevados) com Implante de Lentes Intraoculares Fácicas

Alguns pacientes apresentam contraindicação para a realização de procedimentos à Laser por manifestarem graus muito elevados que ultrapassam os limites de segurança da técnica; ou por apresentarem anormalidades na córnea que contra indiquem aquela modalidade de cirurgia.

Para alguns desses casos, é possível oferecer um outro tipo de cirurgia de correção da miopia, hipermetropia ou astigmatismo, por meio do implante de lentes intraoculares. Essas lentes permitem corrigir até 23 graus de miopia.

Porém, para essa finalidade, o paciente deve preencher alguns pré-requisitos nos exames de pré-operatório para que se tenha segurança na realização do procedimento.

Consulte o seu médico oftalmologista sobre essa possibilidade de tratamento e se o seu olho se enquadra nessa indicação.