Ceratocone

O ceratocone é uma doença que causa alterações no formato e espessura da córnea, tornando-a progressivamente cônica e afinada.

Isso pode induzir o surgimento de astigmatismo irregular de magnitudes variáveis e causar distorções nas imagens percebidas pelo paciente.

A primeira atitude diante do diagnóstico de ceratocone é manter a calma, pois atualmente dispomos de muitas opções de tratamentos com objetivo de estabilização da doença e restabelecimento da visão. Assim, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, poucos casos necessitam de um transplante de córnea para obter a reabilitação visual.

O primeiro passo é a realização de um exame oftalmológico completo para nos certificar de que a alteração na córnea é a única patologia ocular. Fazemos nesse processo, medidas do potencial de visão do paciente com óculos e lentes de contato.

O exame de tomografia de córnea nos fornece dados importantes para classificação do grau de severidade e morfologia da doença e é importante para realizarmos o monitoramento da doença de forma periódica.

Temos opções de tratamento para todos os estágios dessa doença.

Para estabilização do ceratocone, o controle do prurido ocular é fundamental. Coçar os olhos, faz a doença progredir. Para alguns casos em evolução, além do tratamento da alergia ocular, podemos realizar o procedimento de Crosslinking para fortalecimento da córnea e estabilização ou redução do ritmo de progressão da doença.

Para melhorar a visão, podemos oferecer a opção de óculos para os casos iniciais, Implante de Anel Intracorneano para casos moderados e Lentes de contato (Rígidas corneanas ou Esclerais) para todos os estágios.

O transplante de córnea fica reservado para os casos avançados em que as outras opções não obtiveram sucesso. Quando possível, preferimos a realização de técnicas de transplantes lamelares com a substituição seletiva do tecido acometido pela doença, mantendo o tecido saudável e reduzindo assim as taxas de rejeição.

Implante de Anel Intraestromal

Essa modalidade de tratamento consiste no implante de um segmento de anel composto de material biocompatível (PMMA) na espessura média da córnea (estroma), indicado em pacientes portadores de ceratocone, ectasia desenvolvida após cirurgia refrativa ou ainda no pós operatório tardio de cirurgias de transplante de córnea que resultaram em alto astigmatismo irregular.

Esse procedimento permite uma redução na curvatura e regularização da córnea. Com isso, é possível que o paciente obtenha melhora da visão com ou sem óculos. Em outros casos, pode facilitar a adaptação de alguns tipos específicos de lente de contato.

Crosslinking do Colágeno Corneano

Esse tratamento é realizado para pacientes portadores de ceratocone em progressão ou ainda em pacientes que desenvolveram ectasia após cirurgia refrativa.

O procedimento é feito em centro cirúrgico, sob anestesia tópica (colírio). Realizamos o polimento da superfície da córnea e seguimos com a aplicação de uma solução de Riboflavina (vitamina B2). Após isso, realizamos a irradiação da córnea com uma luz ultravioleta controlada, estimulando a formação de novas ligações entre as fibras de colágeno da córnea. Isso provoca o seu enrijecimento e aumento da resistência à deformação.

Podemos observar uma redução da curvatura da córnea, mas esse não é o objetivo do procedimento. A sua função é interromper ou reduzir o ritmo de progressão da doença.

Adaptação de Lentes de Contato Especiais no Ceratocone

O Ceratocone em suas fases mais avançadas, induz o surgimento de astigmatismo irregular corneano que causa grave distorção na visão dos portadores dessa doença. Para esse tipo de “grau”, a correção com óculos não apresenta bons resultados.

A lentes de contato rígidas permitem a correção das irregularidades geradas na superfície da córnea por conta do ceratocone. Existem vários tipos e modelos de lentes de contato para esse fim, sejam lentes corneanas, semi-esclerais ou esclerais.

As lentes de contato estão evoluindo rapidamente, tornando seu uso mais confortável, cada vez mais seguro e com sistemas de manutenção mais práticos. Procure um médico oftalmologista com experiência na adaptação de lentes de contato para obter os melhores resultados.